Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Manual de Casa: um aliado à organização.

Um Manual de Casa é uma ferramenta poderosa que pode ajudar na organização doméstica.
Como uma empresa, nossas casas também precisam de administração e, isso implica em planejar, registrar, economizar, delegar tarefas, organizar, etc.

Não adianta montar um manual e não usar. Fazer os registros e consultá-los, são igualmente importantes.

Recentemente montei o meu, com todas as informações de finanças, rotinas, limpeza e organização doméstica. Todas as informações sobre o meu Lar, tá tudo lá, até eletrodomésticos que quero adquirir no futuro (espero que seja próximo! ....hehehehe!)

Não é porque sou uma eximia dona de casa, que fiz questão de ter um só para mim, muito pelo contrário, justamente por eu não ser. que preciso de um dossiê que me ajude a organizar minha vida e a ganhar tempo.

Trata-se de um fichário com 6 divisórias, a saber:
- Organização de tarefas: rotina da manhã da tarde e da noite, planilha semanal da limpeza da casa, compras de supermercado, dia de pagamento de contas, etc;

- Caixa de Entrada - registro todas as atividades não programadas, lembretes,dicas, enfim, anotações diversas;

- Orçamento doméstico - despesas e receitas;

- Agenda Semanal - Anoto tudo que deve ser feito com hora e dia marcado, como por exemplo ir a reunião na escola de um filho, ou consulta médica ou dentária, vencimento de pagamento. Sempre com atividades que não podem ser adiadas para outro dia, são compromissos assumidos;

- Projetos - de decoração e reformas e,

- Mix - dentro dessa divisória tenho: Lista de Objetos de desejo para casa (desde eletrodomésticos, até mimos). Uma subdivisão do Mix é uma caderneta de endereços e telefones de todos parentes, amigos, escolas, lojas (que constarei melhores preços), empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços, tudo para casa ! Outra subdivisão é a relação mês a mês dos aniversariantes. E por fim uma última subdivisão que é SACs (serviço de atendimento à clientes) de empresas prestadoras de serviço e/ou produtos que utilizo.


Meu Manual tá prontinho? Ainda não! Quero acrescentar uma lista de empréstimo de livros, lista de filmes e livros que quero assistir e ler e, outros..

Sim, os cardápios semanais! Esses prefiro pendurar na geladeira com a lista de compras que preciso comprar na semana.

Mais a frente falarei mas detalhadamente de cada divisória do meu Manual de Casa, para servir de inspiração para você montar o seu. Use sua imaginação para acrescentar o que quiser no seu!
Sempre uma nova descoberta!

Colabore deixando sua opinião, marque em Reações:
CURTI - NÃO CURTI - SEM INTERESSE.
Obrigada!

3 comentários:

  1. Ja comecei o meu manual de organização, onde marco as consultas médicas, revisões do carro,
    também faço o controle diário de gastos.
    A única coisa que ainda não consegui fazer foi
    o meu menu semanal. Mas um dia eu consigo.
    Parabéns

    ResponderExcluir