Casa e Familia: Organização e Economia Doméstica, Educação dos Filhos, Reciclagens, Trabalho em Casa, Artesanato, Relacionamento Familiar, Saúde, Reeducação Alimentar, Receitas. Aqui tem de tudo um pouco. Conheça-nos!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Orçamento Doméstico: Monte sua tabela.

A montagem do orçamento doméstico da família é parte fundamental do plano financeiro da família.

Comece pelas despesas fixas, aquelas cujos pagamentos mensais não tem muita variação como por exemplo: condomínio, salário da empregada, plano de saúde, prestação de consórcio, gás, luz, água, e outros.

Veja quais são os gastos mensais com cada um desses tópicos e calcule o gasto anual, ou seja, some os 12 meses: no caso, de empregada doméstica não basta multiplicar por 12, pois tem que contar com o décimo terceiro e férias, assim como taxa de matrícula da escola e outros itens que podem estar fora da mensalidade escolar.

Nos gastos variáveis, comece pelas despesas mais fáceis como supermercado e gasolina. Uma dica é guardar notas fiscais de supermercados, por 3 meses, para fazer uma estimativa dos gastos anuais.

Agora é preciso levantar os gastos menos frequentes, por isso mais difíceis de estimar. Lazer, é um exemplo, que inclui cinema, teatro, lanchonetes, passeios e presentes. Anote também despesas como: padaria, hortifruti, farmácia, etc.

Procure anotar durante alguns meses todas essas despesas para poder ter uma ideia aproximadamente do seu valor anual.

Não podemos deixar de incluir na tabela do orçamento doméstico a receita, que é o quanto se recebe: salários, outras rendas, atividades extras, etc. Não esquecer de acrescentar o recebimento do décimo terceiro e as férias.

Gostou dos textos? Detestou? Queremos saber!
Deixe aqui seus comentários, criticas e sugestões.
Ajude-nos a melhorá-lo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário